sábado, 30 de junho de 2018

Indecisa ainda!


Continuo insegura com relação a me lançar novamente na blogosfera!
Essa semana foi tranquila: na segundo fomos ao cinema - Oito Mulheres e um segredo - um filme super 10! Prende a nossa atenção do início ao fim! O mundo do crime está bem servido com aquelas mulheres! rs rs rs
Ontem, foi o dia do Nhoque da Fartura e marcamos ponto rumo a fartura e a prosperidade! E não faltou o brinde à amizade!




sexta-feira, 29 de junho de 2018

Pratique o bem!



Ative o seu ser; ponha em ação, com decisão, o seu cabedal de energias. Esse cabedal anseia, dentro de você, por oportunidades de expandir-se e realizar progressos.
Tudo o que você faz em benefício do outro é ponto a seu favor na existência física e nos planos espirituais; no ato da ajuda aos outros, o mais ajudado é você. Tenha prazer em servir, veja crescer o seu amor e o de Deus que lhe concede felicidade.
Execute boas coisas e observe o movimento da vida a seu favor: Deus, em você, realiza maravilhas! 
Lourival Lopes

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Humildade



Não, eu não me acho santa! 
Verdadeiramente estou longe de ser santa: eu me julgo uma santinha, mas penso que aprouve ao bom Deus colocar em mim coisas que fazem bem a mim e aos outros. 
Santa Teresinha

terça-feira, 26 de junho de 2018

Combate ao aquecimento global


Enfrentar o aquecimento global é um dos maiores desafios atuais da humanidade. Populações de todas as áreas do planeta já lidam com as consequências desse problema, que traz um clima imprevisível e extremo, causando prejuízos enormes como a escassez de alimentos, a necessidade de deslocamento de populações e a extinção de espécies.
Não são só os governos e as empresas que devem se comprometer com a luta contra o aquecimento global. Cada um de nós pode rever seus hábitos de consumo como forma de combater as mudanças climáticas. Cada atitude, por mais simples que seja, conta – principalmente se servir de exemplo para outras pessoas e se for repetida ao longo do tempo.


Atitudes que ajudam a combater o aquecimento global:

1. Reduza o consumo de carne bovina: a agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil, não só pela sua prática como pelo desmatamento associado. O gado, em seu processo de digestão, gera o gás metano, que causa o efeito estufa em uma proporção 21 vezes maior do que o gás carbônico, contribuindo fortemente para o aumento da temperatura média do planeta.

2. Evite o uso de canudos e copos descartáveis: esses utensílios são usados por poucos minutos e sua produção emite gases de efeito estufa, além de serem produzidos a partir de matéria prima fóssil, de um subproduto do petróleo.

3. Faça pequenos trechos a pé: evite o uso do carro sempre que possível. Os veículos, na queima de combustíveis, emitem gases de efeito estufa. Para percursos de até 3 km de distância, ir a pé é a escolha com menor impacto ambiental, sendo bom para a saúde e eliminando a emissão de GEE.

4. Não desperdice alimentos: o processo de decomposição dos alimentos também libera gases GEE, por isso, evite o desperdício. Uma boa dica é preparar somente a quantidade de comida para consumo imediato. Reaproveitar as sobras de folhas, talos e cascas de hortaliças em receitas criativas, para evitar que essas partes nutritivas dos alimentos sejam jogadas fora. Já pensou em fazer um doce com casca de laranja ou um bolinho com talos de beterraba? Delícia!

5. Desligue a luz ao deixar um ambiente: economize energia elétrica, principalmente no período mais seco do ano, o inverno. Nessa época, chove menos e os níveis dos reservatórios de água das hidrelétricas ficam mais baixos. Quando isso acontece, é necessário acionar as usinas termoelétricas, que lançam mais gases de efeito estufa na atmosfera.

6. Reduza o volume do seu lixo: diminua o volume do seu lixo e faça o descarte correto dos resíduos. Ao diminuir o volume de resíduos, menos terá que ser transportado seja para aterros sanitários, seja para reciclagem, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa nesse transporte. 
Dicas do Instituto Akatu


segunda-feira, 25 de junho de 2018

Conduta ética


Estamos inseridos num conjunto e, portanto, a ética deve levar em conta não apenas minha individualidade, mas também a coletividade da qual faço parte. Uma conduta ética pressupõe a presença do outro, a responsabilidade que tenho sobre este outro e o impacto que minhas ações acarretarão sobre ele.
Como pensar este outro senão como todo o conjunto de seres vivos? O conceito ideal de vida deve conter todos os seres em sua multiplicidade e diversidade. Este outro deve ser pensado como o planeta inteiro e cada uma de suas partes, abarcando todas as espécies - animais, plantas e demais formas de vida.


De minhas ações seguem consequências que, por vezes, não consigo mensurar; é necessário estar consciente de que minhas ações iniciam um movimento que não cessa no instante em que elas ocorrem, ou mesmo no momento imediatamente posterior a elas.
Sou responsável por este outro no presente e no futuro - porque passado, presente e futuro estão interligados por meio de nossas ações. 
Flávio Tonnetti e Arthur Meucci

domingo, 24 de junho de 2018

Força e poder



"Bendito seja o nome de Deus de eternidade em eternidade, porque a ele pertencem a sabedoria e o poder!" Daniel 2, 20.

Tu és o poder, tu és a força, a pedra angular na construção do mundo, a força para toda boa obra, a rocha sobre a qual se construiu. Senhor, eu te peço: permeia-me com tua força. Julius Karl R. Sturm

"João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu" João 3,27.

sábado, 23 de junho de 2018

Ainda não...


É... achei que iria revelar esse blog hoje, mas ainda não estou certa de que quero realmente voltar à blogosfera. E, só vou voltar se estiver realmente convencida de que é a hora.
Tem praticamente um ano que parei e, poucas vezes senti falta... As pessoas que não tem facebook e com as quais só posso interagir através do blog, dessas eu sinto falta! E se eu voltar, será por elas, pelo carinho que tenho por elas e a falta que elas me fazem!
Nesse período longe da blogosfera eu voltei com força à correspondência - sim, eu ainda escrevo e recebo cartas e gosto muito desse tipo de interação. Investi mais na vida pessoal e real: encontros, cinema, café à tarde, comemorações, contato direto com amigos. Voltei a fazer meus exercícios de neuroaeróbica e tirei as teias de aranha dos livros de colorir. Também investi na vida espiritual: leitura bíblica diária, participação num grupo de estudo bíblico.


Eu quero voltar a blogar, mas quero manter firme esses meus projetos que me fazem um bem tão grande! Vou pensar mais um pouco...

sexta-feira, 22 de junho de 2018

A verdade é simples



Com a mão fechada, o mestre perguntou a Nasrudin: O que trago aqui?
Como posso saber, respondeu Nasrudin prontamente.
Darei algumas pistas, disse o mestre, completando: tem forma e cheiro de ovo; seu conteúdo é branco e amarelo; se o cozinhamos, fica duro.
Um bolo, gritou logo Nasrudin, achando que havia acertado a resposta.
O mestre abriu a mão e era realmente um ovo!
A verdade é simples, mas quem banca o inteligente, não consegue ver. Podemos impressionar com nossa argúcia, mas sempre ficaremos distantes de Deus! 
Paulo Coelho

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Receba a herança


Bem-aventurados são os que amam o Senhor. A bem-aventurança é sinal de uma compreensão exata do chamado de Deus. É ainda mais: ela se estende para além do contexto bíblico e assume a característica de testemunho a partir de nós.


Somos herdeiros porque somos amados; e esta é uma herança definitiva que não causa brigas ou desavenças, porque é dada e partilhada por Deus. Assuma a bem-aventurança no contexto da sua família, rua ou bairro, sendo fiel ao chamado do Pai. 
Pe. Air José de Mendonça

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Consumo consciente


Você já resolveu ir às compras depois de um dia ruim ou até quando precisou de uma distração? À primeira vista, este hábito corriqueiro revela pouco do que ele realmente simboliza: ele é o reflexo de um vazio que sentimos, consciente ou não, e que nos leva a preencher de alguma forma. O consumo desnecessário serve, muitas vezes, para colocar um problema maior para “debaixo do tapete”. Fugimos do problema e também fugimos de nós mesmos; é uma saída fácil para uma situação muito mais complexa.
Nesse sentido, o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, em entrevista para o canal do Youtube da Ligia Camargo, “Incomodados”, ressaltou que aquilo que o incomoda atualmente é a superficialidade das amizades. “As pessoas compram o que não precisam, com o dinheiro que não têm para impressionar quem elas não gostam.” – Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu
Vale também ressaltar a relação entre os estados de alegria e de tristeza e o consumo. Cada vez mais, a sociedade tem fechado os espaços para esses sentimentos. Por conta do medo, a maioria se priva do sentimento real, seja ele bom ou ruim. “Apenas quando o consumo for na direção do bem-estar de cada um e não na via de demonstração de poder, as pessoas estarão mais próximas de sua essência e do autoconhecimento. Nesse sentido, cada um poderá olhar com mais atenção aos espaços de alegria e de tristeza, e que tendem a se abrir”. 
 Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu

terça-feira, 19 de junho de 2018

Maturidade em Cristo



Seguir Jesus Cristo é o que há de mais precioso para o cristão: ser seu discípulo, acolher o anúncio do Evangelho e assumir o Reino de Deus constituem-se na grande convocação.
Importa crescer rumo à maturidade em Cristo; Ele é o pastor que guia e alimenta as ovelhas, a luz do mundo, o caminho, a verdade e a vida. Jesus é a fonte inspiradora.
Jesus une o humano e o divino, abrindo-nos o caminho da realização plena; Ele é o Verbo feito carne, luz verdadeira que ilumina todo ser humano, fonte de graça e de verdade, caminho da salvação! Frei Nilo Agostini

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Um Anjo nos visita


Os anjos se aproximam de nós como raios de luminosa tranquilidade que irradiam paz e segurança. Eles se comunicam diretamente com os nossos corações e nos orientam. Estão sempre nos rodeando, esperando um convite para que participem de nossa vida.


Hoje é o Anjo do Amor que vem deixar-nos sua mensagem: 
Ama o próximo como a ti mesmo. Quanto mais aprendo a me amar, mais sei amar os outros e o poder da cura do amor flui em minha vida, transformando velhos hábitos e crenças. Ao mesmo tempo me protege e vitaliza todos os que me rodeiam. Tudo é por causa do amor... o amor é minha razão de ser! 
Sônia Café